A mobilização para o grande ato nacional em defesa da Palestina, que acontecerá no dia 30 de junho, está em pleno andamento. Diversas atividades têm sido realizadas em todo o Brasil para garantir que essa manifestação seja um marco na luta contra o genocídio e pela libertação do povo palestino. Abaixo, você encontra uma atualização detalhada das ações de mobilização ocorridas até agora e as atividades previstas para hoje, 22 de junho.
Rio Claro
Em Rio Claro, o comitê de luta contra o genocídio do povo palestino está organizando intensamente a convocação para o ato. Gustavo Azevedo, militante do PCO na cidade, relata: “Estamos mobilizando principalmente na UNESP Rio Claro, apesar da censura intensa que enfrentamos da direção da universidade. Nossa expectativa é mobilizar o campus e a cidade, ampliando a luta para um âmbito estadual e nacional”. Além das atividades na universidade, o comitê tem contado com o apoio de outras organizações e movimentos culturais, fortalecendo a causa palestina na região.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a mobilização junto aos movimentos sociais tem sido muito positiva. Eduardo Lopes, militante do PCO, comenta: “Estabelecemos contato com o MNLM e a Aldeia Maracanã, além de confirmarmos mais participantes da Fist. Também tivemos uma recepção muito boa da comunidade árabe, que gostou bastante dos materiais de divulgação”. A participação de diferentes setores sociais está sendo fundamental para o fortalecimento da convocação no Rio de Janeiro.
Araraquara
Em Araraquara, o comitê de luta em defesa da Palestina está convocando diariamente companheiros para formar uma caravana rumo a São Paulo. Tiago Pires, militante do PCO, destaca: “Estamos trabalhando em conjunto com companheiros de outras cidades como Ribeirão Preto e Franca. A expectativa é grande, pois entendemos que esse ato será um divisor de águas na luta contra o genocídio”.
Região Sul
A organização da caravana da Região Sul está avançando rapidamente. “Conseguimos fechar uma parceria com o MPM para levar um ônibus a São Paulo”, informa um dos organizadores. Além disso, visitas a comunidades em Curitiba e Florianópolis estão fortalecendo o engajamento de movimentos de ocupação e outros setores sociais. No Rio Grande do Sul, as vagas para o ônibus estão quase esgotadas, demonstrando o grande interesse e engajamento dos militantes na região.
Atividades ocorridas no 21 de Junho
Na sexta-feira, 21 de junho, diversas atividades de convocação ocorreram em São Paulo:
– Metrô Jabaquara e Metrô Saúde: Panfletagens
– Reunião da APEOESP e ato no MASP: Participação ativa com distribuição de panfletos e divulgação do ato.
– Mesquitas: Contatos estabelecidos com administradores e frequentadores das mesquitas, que receberam muito bem os materiais de divulgação.
– Vila Madalena, Terminal Sacomã, Avenida Paulista e Santa Cecília: Panfletagens e colagem de cartazes que ajudaram a espalhar a mensagem do ato.
Atividades do Dia 22 de Junho
Hoje, 22 de junho, as atividades de convocação continuarão intensamente em São Paulo:
9h00 – 25 de Março: Grande panfletagem em uma das ruas mais movimentadas da cidade.
9h00 – Teatro Municipal: Panfletagem no local do lançamento das pré-candidaturas do partido.
7h00 – Metrô Itaquera: Panfletagem matinal visando os trabalhadores da Zona Leste.
9h00 – Terminal Butantã: Distribuição de panfletos para os usuários do terminal.
18h00 – Centro de São Paulo: Colagens de cartazes no centro de São Paulo