Na última quarta-feira (19), foi publicado um estudo na Environmental Research Letters que mostra que os produtos químicos tóxicos do trem que descarrilou em Palestina Oriental, Ohio (EUA), em fevereiro de 2023 se espalharam por 16 estados.
“Não esperava ver um impacto tão grande […] Há mais coisas acontecendo aqui do que a maioria das pessoas poderia imaginar, inclusive eu”, disse David Gay, principal autor do estudo.
Segundo o estudo, os produtos químicos inundaram áreas da Carolina do Sul a Wisconsin e à Nova Inglaterra. Isso representa uma área de mais de 869 mil quilômetros quadrados de terra, ou 14% da área terrestre dos Estados Unidos.
Para realizar o levantamento, os pesquisadores analisaram amostras de chuva e neve tanto na semana do descarrilamento, quanto na semana seguinte, coletando amostras em 260 locais dos estados vizinhos. Eles afirmam que encontraram fuligem, cinzas e sujeira nas amostras, além de “níveis excepcionalmente elevados” de cloreto até Virgínia, Carolina do Sul e Wisconsin.
“Não é morte e destruição. São concentrações bastante baixas, mas são muito altas em relação ao normal que normalmente vemos — algumas das mais altas que medimos nos últimos dez anos”, disse Gay.