Nessa terça-feira (18), ativistas do Comitê de Solidariedade Palestina-Pernambuco intervieram em uma plenária do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) para levantar fundos destinados a financiar a caravana de pernambucanos que irão ao ato nacional em defesa da Palestina, marcado para o dia 30 de junho, em São Paulo.
Com uma caixinha na mão, eles percorreram o local da plenária, pedindo contribuições a todos os simpatizantes da causa palestina presentes. A ação foi um exemplo prático de como a solidariedade e a mobilização popular podem fazer a diferença na construção de um movimento de apoio internacional.
Eduardo Oliveira, militante do PSOL, destacou a importância desse esforço coletivo. “Para mim, tem sido muito importante a participação nesse ato. Tenho a compreensão de que será crucial para o meu desenvolvimento enquanto militante. A participação em um ato nacional colabora na construção de todo esse processo. Entendo que é extremamente necessário para o meu desenvolvimento enquanto militante. Podemos aprender com pessoas de outros estados, aumentando nossas relações políticas e contatos”.
Oliveira também enfatizou o valor da troca de experiências e do fortalecimento das redes de apoio. “Chegando lá, teremos contato com outras pessoas de outros estados que estarão presentes. Teremos a oportunidade de participar de diálogos e articulações, ajudando na reta final da montagem desse ato. Só assim poderemos correr atrás de uma Palestina livre e chamar atenção do restante do Brasil para esse grande ato unificado, com representações de diferentes estados e autoridades”.
A campanha de arrecadação em Recife é um reflexo do compromisso dos ativistas com a causa palestina e da importância de um movimento unificado. “Vamos fazer uma ampla campanha de arrecadação. Conto com a participação de todos. Espero encontrar todo mundo lá em São Paulo. Será muito interessante e podemos aprender bastante no ato, participando da construção coletiva e democrática”, completou Oliveira.