Jules-Élie Delaunay (Nantes, 13 de junho de 1828 – Paris, 5 de setembro de 1891) foi um pintor acadêmico francês, conhecido por suas pinturas históricas e retratos.
Delaunay nasceu em Nantes, no departamento de Loire-Atlantique, na França. Ele estudou sob a orientação de Flandrin e na Escola de Belas Artes em Paris, sob a tutela de Lamothe. Inicialmente, ele trabalhou no estilo clássico de Ingres. No entanto, após ganhar o Prix de Rome, ele foi para a Itália em 1856 e abandonou o ideal de perfeição rafaelita pela sinceridade e severidade dos quatrocentistas.
Ao retornar de Roma, Delaunay recebeu muitas encomendas importantes para pinturas decorativas, como os afrescos na igreja de São Nicolau em Nantes, os três painéis de Apolo, Orfeu e Anfíon na Ópera de Paris, e doze pinturas para o salão principal do conselho de estado francês no Palácio Real. Seu famoso quadro Praga em Roma foi exibido no Salão de Paris em 1869.
Na última década de sua vida, Delaunay ganhou grande popularidade como pintor de retratos. Ele foi eleito membro da Academia de Belas Artes em 1879 e tornou-se professor da Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris em 1889. Delaunay faleceu em Paris em 1891.