Em Plenária realizada nesse sábado (8), militantes do Partido da Causa Operária (PCO) e dos Comitês de Luta de diversas cidades do Rio Grande do Sul debateram e deliberaram sobre a organização de duas importantes campanhas diante da crise local e da situação geral de rebelião dos povos oprimidos de todo o mundo contra o imperialismo.
O povo gaúcho sofre com a maior catástrofe que já ocorreu no estado. Militantes e familiares dos que participavam da reunião, inclusive, tiveram que abandonar suas casas em meio à calamidade provocada pela política criminosa dos governos neoliberais das prefeituras e do estado, bem como os governos golpistas de Temer e Bolsonaro, que fizeram a região e todo o País retroceder ainda mais e que não têm nenhuma política de atendimento das necessidades da maioria da população.
Os militantes decidiram colocar em ação iniciativas, junto aos Comitês de Luta, Sindicatos, dirigentes e ativistas de esquerda, para:
- Impulsionar a campanha em defesa da Palestina, começando por organizar a caravana gaúcha para o Ato Nacional em Defesa da Palestina, dia 30 de junho, na Avenida Paulista, em São Paulo;
- Lançar a mobilização pelo “Fora Leite” e todos os prefeitos responsáveis pelo sofrimento do povo gaúcho, com mais de 200 mortos e desaparecidos, mais de 800 pessoas feridas, quase 40 mil pessoas que ainda estão em abrigos e um total de mais de 580 mil desalojados, dos quase 2,4 milhões de pessoas afetadas pelas enchentes em 475 municípios.
As caravanas serão impulsionadas tendo como eixo local “O GAÚCHO É SOLIDÁRIO À LUTA DO POVO PALESTINO“. Convocando, com isso, a solidariedade ativa do ativismo de esquerda e democrático, dos sindicatos, organizações populares, dirigentes e lideranças das lutas sociais que apoiem a luta contra o imperialismo e sua política de destruição e morte no Brasil, na Palestina e em todo o Mundo.
A Plenária decidiu convocar reuniões dos Comitês de Luta em cidades como Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria (outras a confirmar) para discutir as iniciativas das campanhas, inclusive a data e o formato para a realização do ato pelo “Fora Leite”, em julho.
Se você quiser participar da caravana ou colaborar com a importante iniciativa dos combativos gaúchos, pode entrar em contato diretamente com César Pontes (51) 99888-4697; Elton (53) 99974-5173; e Everton Barboza (55) 98413-3156.