Na sexta-feira (7), as forças armadas dos EUA anunciaram que reinstalaram um cais temporário em Gaza que havia sido danificado em pelas adversidades climáticas.
“Nos próximos dias, o CENTCOM facilitará o movimento de alimentos vitais e outros suprimentos de emergência, em apoio à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional“, disse o exército dos EUA em uma postagem nas redes sociais.
Organizações de ajuda humanitária alertara desde o princípio que o cais dos EUA é uma forma ineficaz de entregar ajuda e não pode substituir a abertura de rotas terrestres, que foram bloqueadas por “Israel”.
No final de maio, 20 organizações de ajuda, incluindo Anistia Internacional e Médicos Sem Fronteiras, chamaram o cais instalado pelos EUA de parte de “mudanças cosméticas” que não abordam adequadamente a crise.
“À medida que os ataques israelenses se intensificam em Rafá, o gotejamento imprevisível de ajuda para Gaza criou uma miragem de acesso melhorado, enquanto a resposta humanitária está, na realidade, à beira do colapso“, disseram os grupos em um comunicado.