Na sexta-feira (7), Mohammad Jamshidi, o vice-chefe de gabinete para assuntos políticos do presidente iraniano, afirmou que o Barém irá normalizar relações com o Irã após uma suspensão de mais de 8 anos.
Jamshidi disse que o príncipe herdeiro saudita Mohamed bin Salman solicitou a normalização das relações com o Irã através do presidente da China, Xi Jinping.
“Da mesma forma, o Barém enviou uma mensagem ao Irã através da Rússia para normalizar as relações com o Irã”, afirmou.
O rei do Barém Hamad bin Isa al Khalifah disse na semana passada, na China, que o país estava trabalhando para restabelecer as relações diplomáticas com o vizinho Irã.
“Acreditamos no princípio da boa vizinhança e da não interferência em assuntos internos”, disse o rei Hamad durante uma reunião com o presidente chinês Xi em Pequim. “Estamos trabalhando para restabelecer as relações diplomáticas com o Irã como vizinho”, acrescentou.
O Barém seguiu a Arábia Saudita e cortou relações diplomáticas com o Irã em 4 de janeiro de 2016, depois que manifestantes iranianos, revoltados com a execução do clérigo xiita xeique Nimr Baqir al-Nimr pelo governo saudita, invadiram sua missão diplomática no Irã.