Robert Alexander Schumann nasceu em Zwickau, Alemanha, em 8 de junho de 1810. Ele foi um pianista, compositor, crítico musical, maestro, musicólogo, professor de música e escritor. Schumann é considerado um dos grandes compositores da era romântica.
Schumann começou a compor antes dos sete anos, influenciado pelo tempo dedicado à leitura e à literatura. Aos sete anos, ele começou a estudar música geral e piano com um professor do colégio Zwickau, Johann Gottfried Kuntzsch.
Ele deixou os estudos de direito para seguir a carreira musical, como pianista virtuoso. Foi aluno do notável professor de piano Friedrich Wieck, que garantiu a Schumann que este poderia se tornar o maior pianista da Europa. No entanto, uma lesão nas mãos interrompeu seu sonho de se tornar um pianista, levando-o a se dedicar à carreira de compositor e crítico musical.
Schumann casou-se com a pianista e compositora Clara Wieck. Juntos, eles tiveram oito filhos: Julie, Eugenie, Ferdinand, Marie, Elise, Emil, Ludwig e Felix.
Durante sua carreira, Schumann produziu uma variedade de composições, incluindo obras para piano solo, concertos, lieder, música orquestral, música de câmara, coral, piano de pedal, órgão e ópera. Suas obras mais notáveis incluem Sinfonia Nº 1, Sinfonia Nº 2, Sinfonia Nº 3 e Kinderszenen.
Schumann morreu em Endenich, Renânia do Norte-Vestfália, Bona, Alemanha, em 29 de julho de 1856.