Na quinta-feira (6), a Polícia Federal realizou mais uma fase da Operação Lesa Pátria, com mandando expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 18 estados e no Distrito Federal. Foram 38 pessoas presas nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal.
Mais de duas centenas de réus “descumpriram medidas cautelares judiciais”, incluindo pessoas que fugiram para outros países. Ao todo, ainda há 170 pessoas procuradas, incluindo condenados ou investigados considerados foragidos.
A operação está em 27ª fase e tem como objetivo reprimir as pessoas que participaram da manifestação bolsonarista em 8 de janeiro de 2023.
Ele segue a jurisprudência criada por Alexandre de Moraes com os crimes absurdos tal qual “abolição violenta do Estado Democrático de Direito”. Além de citar outros crimes reais, mas usados para a perseguição de manifestações, como: golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Todo julgamento do 8 de janeiro foi feito de forma ilegal, o que torna a Operação Lesa Pátria continuidade de uma ação ilegal do STF.