Só na segunda-feira (3), 12 iranianos registraram suas candidaturas à presidência. Os candidatos de maior destaque foram o presidente do parlamento Mohammad Baqer Qalibaf e o ex-primeiro vice-presidente Es’haq Jahangiri.
A eleição antecipada está marcada para 28 de junho e elegerá um novo presidente para substituir Ebraim Raisi, que morreu em um trágico acidente de helicóptero no noroeste do Irã em 19 de maio, junto com o ministro das relações exteriores Hussein Amir Abdolahian.
Os candidatos devem ser avaliados e aprovados pelo Conselho Guardião. O corpo de supervisão eleitoral de 12 membros do país divulgará então a lista final de candidatos qualificados em 11 de junho. Os aprovados pelo órgão de avaliação terão duas semanas para fazer campanha, apresentar seus manifestos e participar de debates televisivos antes da eleição.
Dentre os candidatos estão o ex-presidente do parlamento Ali Larijani, o prefeito de Teerã Alireza Zakani, o ex-principal negociador nuclear Saeed Jalili, o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad, o ex-governador do Banco Central do Irã Abdolnaser Hemmati, Mehrdad Bazrpash, o atual Ministro das Estradas e Desenvolvimento Urbano, e Solat Mortazavi, Ministro das Cooperativas, Trabalho e Bem-Estar Social. Quatro ex parlamentares mulheres também se registraram, Zohreh Elahian, Hajar Chenarani, Hamideh Zarabadi e Rafat Bayat.