A guerra na Faixa de Gaza começou em outubro de 2023. Desde então, não só os palestinos lutam contra os israelenses, mas também o Hesbolá, a resistência no Iraque, o Iêmen e o Irã. Todos os dias a resistência realiza diversas operações militares contra os sionsitas. No dia 30 de maio, as mais ativas foram a resistência palestina, liderada pelo Hamas, o Hesbolá e a resistência iraquiana. Essas forma as principais atividades do dia:
Operações das Brigadas al-Qassam (Hamas):
- Em uma operação conjunta com as Brigadas Mártir Abu Ali Mustafa, bombardearam forças militares israelenses estacionadas no eixo Netzarim com morteiros.
- Alvejaram um transportador de pessoal militar israelense com um projétil al-Iassin 105 no cruzamento de al-Abd Jabr, no campo de Iabna, na cidade de Rafá, no sul da Faixa de Gaza.
- Alvejaram um grupo de soldados israelenses entrincheirados em uma casa no campo de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, com um projétil TBG.
- Alvejaram um tanque militar israelense Merkava com um projétil al-Iassin 105 nas proximidades da Mesquita Xeique Zaied, no norte da Faixa de Gaza.
- Alvejaram um tanque militar israelense Merkava com um projétil al-Iassin 105 nas proximidades da Mesquita Dar al-Salam, ao sul da cidade de Rafá, no sul da Faixa de Gaza.
- Alvejaram um tanque militar israelense Merkava-4 com um dispositivo explosivo Shuath no projeto Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza.
- Alvejaram pelo menos três tanques militares israelenses Merkava com projéteis al-Iassin 105 no campo de Iabna, na cidade de Rafá, no sul da Faixa de Gaza.
- Detonaram um dispositivo explosivo televisão em um grupo de soldados israelenses sentados em cima de um tanque no projeto Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza.
- Alvejaram um grupo de forças israelenses atrás de Tal Zorob, na cidade de Rafá, no sul da Faixa de Gaza, com uma barragem de morteiros.
- Alvejaram três soldados israelenses com um projétil antipessoal perto da Prefeitura de al-Shouka, na cidade de Rafá, no sul da Faixa de Gaza.
- Alvejaram uma patrulha de infantaria militar israelense composta por cinco soldados com um dispositivo explosivo Qaffaz antipessoal, a leste do bairro al-Tannour, na cidade de Rafá, no sul da Faixa de Gaza.
Operações das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa:
- Alvejaram uma reunião de soldados israelenses e seus veículos militares a sudoeste da Cidade de Gaza com morteiros e foguetes de curto alcance calibre 107.
- Alvejaram um grupo de tropas israelenses entrincheiradas dentro de uma casa no centro do campo de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, com projéteis antipessoais.
- Envolveram-se em intensos combates com soldados israelenses no eixo de avanço no campo de Iabna, na cidade de Rafá, no sul da Faixa de Gaza, usando metralhadoras.
- Alvejaram concentrações militares israelenses e seus veículos militares nas proximidades da Mesquita Xeique Zaied, no norte da Faixa de Gaza, com uma barragem de morteiros calibre 60.
- Envolveram-se em intensos combates a curta distância com forças israelenses, usando metralhadoras e dispositivos explosivos, em várias frentes na cidade ocupada de Jenin, na Cisjordânia.
- Alvejaram concentrações de soldados israelenses e seus veículos militares com morteiros ao longo do eixo de avanço no cruzamento Nassar, no norte da Faixa de Gaza.
- Alvejaram uma reunião de soldados israelenses e seus veículos militares na linha de abastecimento no eixo Netzarim, ao sul da Cidade de Gaza, com uma barragem de foguetes.
- Alvejaram uma reunião de soldados israelenses e seus veículos militares ao redor do edifício Noura al-Kaabi, ao norte do campo de Jabalia, com uma barragem de morteiros padrão calibre 60.
Operações das Brigadas al-Quds (Jiade Islâmica Palestina):
- Envolveram-se em intensos combates com forças de ocupação israelenses no eixo Cinema, na cidade ocupada de Jenin, na Cisjordânia, lançando intensas barragens de balas e dispositivos explosivos contra as forças inimigas.
- Alvejaram uma reunião de soldados israelenses e seus veículos militares nas proximidades de Tal Zorob, a oeste da cidade de Rafá, no sul de Gaza, com uma barragem de morteiros de calibre pesado.
- Alvejaram um grupo de soldados israelenses e seus veículos militares com morteiros pesados nas proximidades do local al-Qaus no campo de Iabna, ao sul da cidade de Rafá, na Faixa de Gaza.
- Em uma operação conjunta com as Brigadas al-Qassam, alvejaram dois veículos militares israelenses posicionados ao redor da Escola Al-Shouka, a leste da cidade de Rafá, com projéteis Tandem e lança-foguetes.
- Alvejaram soldados israelenses e seus veículos militares nas proximidades de Tal Zorob, a oeste da cidade de Rafá, com morteiros padrão de 60mm.
Operações das Brigadas Mujaidim (Movimento Mujaidim Palestino):
- Alvejaram o local de apoio militar Sofa, a leste da cidade de Rafá, no sul de Gaza, com uma barragem de foguetes tipo 107.
Operações das Brigadas Mártir Abu Ali Mustafa (FPLP):
- Alvejaram concentrações militares israelenses em todo o chamado porto flutuante, ao norte da prefeitura central, com uma barragem de foguetes.
- Em uma operação conjunta com as Brigadas al-Qassam, bombardearam forças israelenses posicionadas no eixo Netzarim com morteiros.
Operações do Hesbolá:
Setor oriental:
- Por volta das 18h25, horário local, o local militar Ramtha, em Kafr Shuba, no Líbano, foi alvejado com mísseis.
- Por volta das 18h35, horário local, o local militar Zibdin, em Shebaa, no Líbano, foi alvejado com mísseis.
Setor ocidental:
- Por volta das 13h15, horário local, soldados israelenses perto do local de Adathar foram alvo de tiros de artilharia.
- Por volta das 17h50, horário local, soldados israelenses perto do local de Jal al-Alam foram alvo de tiros de artilharia.
- Por volta das 20h00, horário local, o local militar Zarit foi alvejado por tiros de artilharia.
- Por volta das 23h00, horário local, um edifício militar israelense no assentamento de Al-Manara foi alvejado com armas apropriadas.
Operações da resistência do Iraque:
- Em sua primeira grande operação militar contra o regime israelense, as ‘Brigadas Guardiãs do Sangue’ alvejaram dois importantes locais militares israelenses na cidade de Haifa ocupada com uma barragem de drones, atingindo os alvos diretamente.