Na terça-feira (21), o presidente da Rússia Vladimir Putin se pronunciou sobre a morte do presidente iraniano Ebraim Raisi.
Durante uma reunião com o presidente da Duma Estatal, Vyacheslav Volodin, em Moscou, ele afirmou: “a morte do presidente Raeisi é uma grande perda, em primeiro lugar para o Irã e seu povo. Ele era um parceiro muito confiável, um homem direto, autoconfiante, motivado pelos interesses nacionais”.
Ele também descreveu Raisi “um homem de palavra”, acrescentando que “se concordássemos em algo com ele, sempre podíamos ter certeza de que esses acordos seriam cumpridos”.
Putin destacou que a Rússia está pronta para continuar a cooperação com o Irã da mesma forma que sob o governo Raisi, prometendo fazer o melhor para garantir a continuação e o desenvolvimento das relações russo-iranianas da mesma maneira.
Ebraim Raisi morreu em um acidente de helicóptero no domingo (19). No mesmo dia, antes da confirmação da morte, Putin já se reunia com o governo do Irã tanto para providenciar ajuda como para definir uma política caso houvesse uma grande crise.