Na terça-feira (22), as tropas do Distrito Militar do Sul da Rússia lançaram a primeira etapa dos exercícios táticos nucleares recentemente anunciados, confirmou o Ministério da Defesa da Rússia.
Ao anunciar os exercícios uma semana antes, o ministério explicou que eles foram projetados para servir como um elemento de dissuasão em meio à escalada contínua entre a Rússia e a OTAN, demonstrando a capacidade da Rússia de responder a quaisquer ameaças externas.
O exercício envolverá a entrega de armas nucleares às tropas a partir de depósitos, o armamento de mísseis nucleares táticos e a preparação de lançamentos de mísseis.
As tropas usarão os sistemas Iskander-M, que podem lançar mísseis balísticos 9M723-1 ou mísseis de cruzeiro 9M728, ambos capazes de transportar ogivas nucleares táticas com potências entre cinco e 50 quilotons.
O exercício também envolverá o armamento nuclear dos mísseis lançados pelo ar, incluindo o hipersônico Kinzhal de última geração. Os mísseis Kh-47M2 Kinzhal e os mísseis de cruzeiro Kh-32 entregues por bombardeiros russos são capazes de transportar ogivas semelhantes às montadas em projéteis Iskander. Durante os exercícios, aeronaves russas devem voar em missões de patrulha armadas com esses mísseis.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse depois que os exercícios devem ser vistos como uma tentativa de “acalmar os ânimos” no Ocidente diante de “declarações beligerantes” e “ações desestabilizadoras” dos países da OTAN.