Na quinta-feira (16), “Israel” confirmou que o Hesbolá atacou uma instalação militar importante de onde operam os balões espiões conhecidos como Sky Dew. Essa semana o Hesbolá abateu um desses balões em território libanês.
Um drone carregado com explosivos atingiu a base aérea israelense, localizada a cerca de 35 quilômetros da fronteira com o Líbano.
⚡️Hezb-Allah publishes footage of them targeting the management and control unit of the spy balloon of the Israeli enemy army in the Admit settlement in northern occupied Palestine. pic.twitter.com/4g6LgKNzeX
— War Monitor (@WarMonitors) May 14, 2024
A operação foi o “ataque mais profundo” do Hesbolá contra “Israel” desde que o partido começou a atacar a ocupação sionista em 8 de outubro de 2023.
Antes da nova operação, o Hesbolá havia disparado projéteis contra alvos israelenses até cerca de 15 quilômetros da fronteira.
O Hesbolá afirmou que a operação foi uma resposta aos recentes ataques israelenses nas aldeias do sul do Líbano e em casas de civis.
A guerra entre “Israel” e o Hesbolá se iniciou um dia após a guerra em Gaza, em outubro de 2023. Não há invasão de território, apenas troca de artilharia e bombardeios de drones e aviões. O partido libanês ataca “Israel” como forma de apoio a luta dos palestinos.