Na segunda-feira (13), o vice-secretário de Estado, Kurt Campbell, afirmou que “Israel” não será vitoriosa contra o Hamas: “acho que, de certa forma, estamos lutando para entender qual é a teoria da vitória. Às vezes, quando ouvimos atentamente os líderes israelenses, eles falam principalmente sobre a ideia de uma vitória esmagadora no campo de batalha, uma vitória total. Não acho que acreditamos que isso seja provável ou possível”.
Ele reconheceu as “tensões inegáveis” entre os EUA e “Israel” em relação ao ataque a cidade de Rafá, a cidade mais ao sul de Gaza, que está superlotada com refugiados que fugiram do norte de Gaza durante os 7 meses de guerra.
O presidente Joe Biden acredita que a operação levará a um aumento nas vítimas civis e mais refugiados, destacou Campbell. “O presidente deixou claro que está profundamente desconfortável com isso.”
As palavras de Campbell ecoaram declarações anteriores de seu chefe, o Secretário de Estado Antony Blinken, que expressou dúvidas de que “Israel” possa eliminar completamente o Hamas em Gaza. Ele sugeriu que, mesmo que Israel consiga ocupar totalmente o território, ele será retomado pelo Hamas após o exército sionista se retirar.