Na terça-feira (14), a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco dos BRICS, Dilma Rousseff, anunciou a liberação de 1,115 bilhão de dólares, equivalente a 5,750 bilhões de reais.
O objetivo é “ajudar o estado do Rio Grande do Sul e os gaúchos, que me adotaram há mais de 50 anos, a superar essa tragédia”, afirmou Dilma. Ela acrescentou: “quero reiterar minha solidariedade aos gaúchos e aos governos federal e estadual. O Banco dos BRICS tem um compromisso e vai atuar na reconstrução e na recuperação da infraestrutura do estado. Queremos ajudar as pessoas a reconstruir suas vidas”.
Quero anunciar a liberação de US$ 1,115 bilhão – o equivalente a R$ 5,750 bilhões – dos recursos do @NDB_int para o estado do Rio Grande do Sul enfrentar a calamidade. Já conversei com o presidente @LulaOficial e o governador @EduardoLeite_. Fiquem com meu pronunciamento.… pic.twitter.com/jiXfNXOAz2
— Dilma Rousseff (@dilmabr) May 14, 2024
O NBD vai destinar recursos sem burocracias para o Rio Grande do Sul por ação direta e ainda por meio de parceria com outras instituições financeiras brasileiras, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Do total de 5,570 bilhões de reais, pouco menos da metade dos recursos serão transferidos por meio do BNDES, cerca de 25% para pequenas e médias empresas e outros 25% para obras de proteção ambiental, infraestrutura, água e tratamento de esgoto e prevenção de desastres.