No domingo (13), a câmara alta do parlamento da Rússia, o Conselho da Federação, anunciou que o presidente Vladimir Putin propôs substituir Sergei Shoigu como ministro da Defesa pelo primeiro vice-primeiro-ministro em exercício Andrei Belousov. Shoigu, que ocupava o cargo desde 2012, foi nomeado secretário do Conselho de Segurança da Rússia.
Durante sua audiência de confirmação perante o Conselho da Federação na segunda-feira (13), Belousov destacou questões que acha mais relevantes. Sobre os soldos, ele afirmou que: “hoje, o patamar foi elevado para pelo menos 200.000 rublos ($2.200). Em princípio, as pessoas ganham muito mais lá. No entanto, não se trata apenas de pagamentos em dinheiro e subsídios. Ainda temos trabalho a fazer.”
Belousov também criticou o fato de veteranos da guerra na Ucrânia que voltam para casa de férias “estarem sendo expulsos de instalações médicas civis e enviados para hospitais, que muitas vezes estão superlotados”.
Outra questão é a burocracia envolvida quando o pessoal militar busca acessar seus benefícios, idealmente, isso deveria ser resolvido com a ajuda de sistemas eletrônicos.
Ou seja, de princípio o novo ministro está preocupado em melhor as situações das bases das forças armadas.