Na sexta-feira (10), acontece o segundo turno das eleições do Irã. As pessoas em 22 regiões em todo o país elegerão 45 representantes de um grupo de 90 candidatos. A votação começou em 15 províncias às 8h.
Na capital, Teerã, 16 representantes serão escolhidos entre 32 candidatos. Os resultados serão divulgados na segunda-feira (13) mas os resultados serão divulgados enquanto a apuração acontecer.
O Líder da Revolução Islâmica e chefe de Estado do Irã, aiatolá Khamenei votou em uma seção eleitoral em Teerã nos primeiros minutos da votação.
Ele afirmou que toda pessoa que deseja o progresso do Irã tem o dever nacional de participar das eleições. “A importância do segundo turno não é menor que a do primeiro, e Deus queira que nosso amado povo participe, vote e complete o parlamento”, acrescentou Khamenei. Concluiu: “quanto mais votos, mais forte é o parlamento, e quanto mais forte o parlamento, mais oportunidades de trabalho no país”.
Mohsen Eslami, porta-voz do Quartel-General das Eleições do Irã, disse na quinta-feira (9) que as seções eleitorais permaneceriam abertas por 10 horas. Ele observou que o tempo pode ser estendido mediante decisão do Ministério do Interior.