Na quinta-feira (9), o principal dirigente do Ansar Alá, Abul Malic al-Huti, realizou um discurso sobre a guerra na Faixa de Gaza. Ele afirmou que as ações militares do país irão escalara agora que “Israel” invadiu Rafá.
Em suas palavras: “qualquer navio de qualquer empresa envolvida no fornecimento ou transporte de mercadorias para o inimigo e para qualquer destino será alvo. Qualquer navio transportando mercadorias para portos inimigos será um alvo para nós, onde quer que nossas mãos alcancem”.
Ele ainda destacou: “quando tomamos uma decisão em uma determinada etapa, significa que temos as capacidades para implementá-la”.
Anteriormente o Iêmen só atacava navios que se dirigiam para “Israel” ou navios israelenses, dos EUA e da Inglaterra. Esses dois países só tiveram seus navios atacados depois que começaram a bombardear o Iêmen em janeiro de 2024.
Abdul Malic ainda afirmou: “se algum país árabe desejar, estamos prontos para ativar as capacidades armazenadas em seus depósitos em vez de deixá-las enferrujar ou serem mal utilizadas contra o inimigo. A escalada do inimigo em relação à passagem de Rafá e a ameaça esperada ao restante de Rafá deve ser enfrentada com uma ação maior em todos os níveis”.