Na segunda-feira (6), o Hamas aceitou a proposta de cessar-fogo feita pelos mediadores Catar e Egito. A Frente Popular para a Libertação da Palestina se pronunciou sobre o caso. O comunicado oficial da FPLP afirma que: “os sinais de vitória começaram a aparecer, e os resultados da perseverança do nosso povo agora estão evidentes”.
E segue: “o acordo inclui a confirmação do cessar-fogo, a retirada israelense, a reconstrução, o levantamento do bloqueio e a troca de prisioneiros”.
Sobre o governo de “Israel” eles afirmam que: “Netaniahu está em estado de choque profundo depois que o Hamas negociou com grande eficiência e aceitou a proposta, marcando uma vitória significativa”.
A FPLP ainda ressalta que os EUA não conseguiram se impor: “os EUA exerceram pressão para alcançar uma solução que não envolva um cessar-fogo completo, pois isso significaria uma derrota retumbante para a ocupação. Os Estados Unidos perceberam que a resistência não pode ser derrotada, que pode resistir a longo prazo”.
E concluíram: “Netaniahu enfrenta um grande dilema, e os Estados Unidos podem obrigá-lo a aceitar a proposta. O Eixo da Resistência é um componente crucial da confrontação, da resiliência e da vitória que o povo palestino e todo o eixo alcançarão”.