Na quinta-feira (2), o governo dos Estados Unidos divulgou que suas tropas militares, que estão em processo de retirada do Níger, estão dividindo uma base militar com tropas russas.
Um oficial norte-americano afirmou: “os russos estão alojados em um complexo separado e não têm acesso às forças, espaços ou equipamentos dos EUA“. Ele acrescentou que os EUA continuam “monitorando a situação e tomando todas as medidas necessárias e prudentes para garantir a segurança das forças, instalações e equipamentos dos EUA“.
Segundo o oficial, as tropas russas chegaram à Base Aérea Nigeriana 101, localizada no aeroporto internacional do Níger, há algumas semanas. Em 12 de abril, um correspondente da Sputnik revelou que especialistas russos desembarcaram no Níger para treinar as forças locais no combate ao terrorismo.
“Agora, o corpo africano aqui irá construir relacionamentos e formar e treinar em conjunto o exército nigerino. Trouxemos uma base de treinamento e material para treinar diversos especialistas. Temos muita experiência no combate ao terrorismo. E estamos aqui para compartilhar essa experiência com nossos amigos”, disse um dos especialistas russos.
Os EUA já estão em processo de retirar todas as suas tropas no Níger. O governo nacionalista parece estar usando as tropas russas para pressionar pela retirada rápida.