No domingo (28), o principal dirigente do Hamas, Ismail Hanié, se encontrou com um dos netos de Nelson Mandela, Nkosi Zwelivelile Mandela, em Istambul, na Turquia. O Hamas publicou um comunicado oficial sobre o encontro: “[Hanié] expressou profunda apreciação pela postura histórica da África do Sul em levar a ocupação à Corte Internacional de Justiça sob acusações de genocídio na Faixa de Gaza, destacando a profunda injustiça infligida ao povo palestino e aplaudindo o governo e o povo sul-africanos por seu apoio à causa palestina”.
Ele também “recordou a posição de Nelson Mandela sobre a causa palestina — uma postura que o Estado [da África do Sul] continua a manter”.
Já Mandela “ofereceu suas condolências pelo martírio dos filhos e netos de Hanié, e dos mártires de Gaza e da Palestina, expressando orgulho na resistência do povo palestino e nos esforços de Gaza contra a ocupação em busca da liberdade e dos direitos do povo palestino”.
Mandela está na Turquia, pois participará da Frota da Liberdade. Ela está sendo obstaculizada pelo imperialismo e o próprio Mandela teve sua conta censurada no X.