A nova pesquisa da Gallup indicou uma grande queda na aprovação dos Estados Unidos na África. A pesquisa examinou a aprovação global dos EUA, China, Rússia e Alemanha. De todos os poderes, apenas os EUA viram uma queda na aprovação, de 59% para 56% na África, cedendo seu lugar para a China, cuja aprovação aumentou de 52% para 58%.
A aprovação da Alemanha subiu três pontos para 54%, enquanto a da Rússia aumentou oito pontos para 42%. No ano passado, a aprovação da China disparou em sete países africanos em porcentagens de dois dígitos pela primeira vez em uma década. Em Gana, registrou-se um aumento de 15%, enquanto um aumento de 14% aconteceu na Costa do Marfim e no Senegal.
A Rússia experimentou aumentos significativos de dois dígitos na aprovação em oito nações, com declínios correspondentes em apenas duas: Uganda (queda de 16 pontos) e Gâmbia (queda de 11 pontos). No entanto, o apoio à Rússia permanece particularmente grande em países do Sahel, onde existe um forte movimento nacionalista. Notavelmente, no Máli (89%), Burquina Fasso (81%) e Chade (76%), a Rússia se destaca como a potência predominante em termos de avaliações de aprovação da liderança.