Na sexta-feira (26), um diplomata chinês divulgou que o país está organizando conversas entre os partidos palestinos Fatá, governo da Cisjordânia, e Hamas, governo de Gaza. O membro do Fatá afirmou que uma delegação liderada pelo dirigente Azzam al-Ahmed, partiu para a China.
Já a delegação do Hamas será liderada pelo dirigente Moussa Abu Marzouk, quer voará para Pequim ainda na sexta-feira (26). Marzouk é um dos mais importantes dirigentes do Hamas, é quem faz as negociações internacionais do partido, inclusive de cessar-fogo. Ele foi entrevistado pelo PCO no Catar e a entrevista será divulgada no dia 1º de maio em São Paulo.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, afirmou: “nós apoiamos o fortalecimento da Autoridade Nacional Palestina e apoiamos todas as organizações palestinas na consecução da reconciliação e no aumento da solidariedade por meio de diálogo”.
É a primeira visita do Hamas a China desde o início da guerra. Mas já houve uma reunião entre um diplomata chinês e o Hamas no Catar, onde se encontram os principais dirigentes do partido palestino.