Na quarta-feira (24), o embaixador do Seri Lanca na Rússia, Janitha Abeywickrema Liyanage, anunciou que o país pedira adesão aos BRICS. Ele confirmou que “o Seri Lanca está planejando se juntar ao BRICS+” e que o país está a procura de “uma oportunidade para garantir tanto a segurança no transporte quanto a alimentar”.
Colômbia, Venezuela, Tailândia, Cuba, Senegal, Nigéria, Barém, Bielorrússia e Paquistão estão entre os países que recentemente expressaram a intenção de fazer parte do BRICS.
O embaixador do Seri Lanca também anunciou que um projeto no qual turistas da Rússia podem receber vistos gratuitos para visitar o país poderia ser estendido além de 30 de abril. Inicialmente, sua validade estava programada para expirar em 31 de março, mas foi prorrogada por um mês.
Liyanage também afirmou que o Seri Lanca planeja abrir três novos centros de língua russa, em cooperação com universidades russas. Ela explicou que tais centros já estão funcionando e que 138 pessoas se formaram em cursos de língua russa.