Na segunda-feira (22), o presidente da Turquia, Recep Erdogan, e o primeiro-ministro do Iraque, Mohamed Shia al-Sudani realizaram uma coletiva de imprensa em Bagdá, capital do Iraque. O premiê iraquiano afirmou que o país não toleraria qualquer violação de sua integridade territorial, em referência aos ataques esporádicos da Turquia a supostos esconderijos de militantes curdos no norte e noroeste do Iraque. Ele afirmou que o Iraque também impedirá qualquer uso de seu território para ataques a outros países.
A referência de Sudani aos ataques da Turquia em solo iraquiano aconteceu horas depois do presidente iraquiano Abdul Latif Rashid ter feiro comentários semelhantes em uma reunião com Erdogan, onde pediu respeito à soberania e segurança do Iraque.
A visita de Erdogan a Bagdá, é a primeira do presidente turco desde 2011. A grande desavença entre os governos do Iraque e da Turquia é justamente a relação com Curdistão iraquiano, uma região controlada pelo imperialismo no norte do Iraque.
Erdogan disse na coletiva de imprensa que seu país está determinado a fortalecer as relações com o Iraque de uma forma que garanta os direitos do país árabe como vizinho. Os dois também reiteraram suas condenações ao genocídio na Faixa de Gaza.