A maior importância atribuída a Parmênides foi ele ter diferenciado pela primeira vez Verdade da Aparência, garantindo assim a possibilidade do conhecimento pela via da Verdade
A explicação ou discurso mítico, cujo termo em grego (mythos) significa uma invenção imaginária, é constituída por lendas e narrativas que definem a origem, o funcionamento, os processos e os valores do mundo humano e da natureza. Assim, a tradição, o folclore e a cultura determinam a elaboração da estrutura de uma explicação mítica compartilhada fundamentalmente de modo oral.
A filosofia irá entrar em cena com o objetivo razoável de explicar os fenômenos da vida. A busca pela sabedoria está em curso, a construção de uma sociedade foi sendo planejada e conquistada com a fundação do edifício da desigualdade, que usa a argamassa da ética para disfarçar seus hediondos efeitos.
Os poderes imperiais, as tiranias e a democracia fecundaram o mundo. A demografia garantiu o êxito empreendedor do elemento humano, usando a ordem eclesiástica do “Crescei e multiplicai”.
Seria um pecado, digno de excomunhão, a não geração de frutos, afinal cumprir a palavra de Deus ou de deuses sempre fora o mote.
Realmente a retórica é uma deusa. Quantas vidas mal vividas, aquecidas pela intensa pobreza a serviço dos vigaristas enriquecidos pelo secular e cruel labor da massa falida.
Livre arbítrio?
Apenas um conceito que expressa liberdade de ação.
Será que eu e você leitor teríamos tal liberdade sem 194 bilhões de USD? Deveríamos…
A fortuna do milionário Elon Musk gira em torno disso, e caso não seja aparência, verdade com certeza é. Lembram do Parmênides?
Soberania e liberdade para os burgueses; e “correntes” para os assalariados. O orbe é capitalista; na marra. Há congressistas, que como escreveu o compositor e cantor Cazuza: “São caboclos querendo ser ingleses”. Chegaram no pódio de um ultra-direitismo totalitário, onde impera o ódio a professores públicos e outras classes menos favorecidas por eles; porém, isso não é privilégio desta turminha.
A notícia abaixo comprova o quanto a população brasileira é náufraga: “Ensino Superior: Fepesp e sindicatos integrantes preparam recurso à liminar no STF contra direitos de professores e de auxiliares.
Decisão monocrática foi baseada em tecnicismo jurídico, direitos de professores e pessoal administrativo no ensino Superior estão temporariamente suspensos, mas não extintos.
A Fepesp e os seus sindicatos integrantes irão apresentar no prazo legal contestações à decisão monocrática do juiz Luis Fux, do STF, que adotou uma decisão provisória, ou liminar, suspendendo a sentença do julgamento do dissídio de greve do Ensino Superior pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região em 26 de outubro”.
A informação é de 2022, mas serve como exemplo de como o nosso povo vive ao sabor das ondas poderosas dos justos, justíssimos Homens-mitos nas três instâncias do poder…
Como ilustração, o recorte abaixo importa:
“Confira os deputados do Rio que foram contra a manutenção da prisão preventiva do deputado Chiquinho Brazão:
Gutemberg Reis (MDB-RJ)
Otoni de Paula (MDB-RJ)
Marcos Tavares (PDT-RJ)
Altineu Côrtes (PL-RJ)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Chris Tonietto (PL-RJ)
Delegado Ramagem (PL-RJ)
General Pazuello (PL-RJ)
Helio Lopes (PL-RJ)
Luiz Lima (PL-RJ)
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
Hugo Leal (PSD-RJ)
Jorge Braz (Republicanos-RJ)
Luciano Vieira (Republicanos-RJ)
Dani Cunha (União-RJ)
Daniela Waguinho (União-RJ)
Juninho do Pneu (União-RJ)
Murillo Gouvea (União-RJ)”