Em Jussaral, no município Urbano Santos, no Maranhão, os ataques dos latifundiários contra os trabalhadores rurais é constante. No último dia 21 de março, seis cachorros Pitbull foram soltos na área pelos latifundiários plantadores de soja, com o claro objetivo de intimidar e causar danos aos moradores, ferindo gravemente animais de carga e de criação.
Nenhum morador foi ferido durante o ataque, porém, como relatou o líder comunitário Raimundo Rodrigues Viana em entrevista à Agência Tambor, “são diárias as ações para intimidar e amedrontar a população”.
Já no dia 22 de março, os latifundiários incendiaram a mata da região. O responsável pelo incêndio afirma que “possui documento da área”. O documento, no caso da comunidade Jussaral, é a Certidão Negativa do Cartório do 1º Ofício de Urbano Santos, como informado pelo líder comunitário Raimundo Viana.
No ano de 2023, o presidente da União de Moradores da Comunidade Jussaral Raimundo Rodrigues denunciou invasões e derrubadas de cercas. Os conflitos se iniciaram há mais de 30 anos, quando a empresa latifundiária Suzano Papel e Celulose começou a tentar roubar a terra dos trabalhadores rurais.
A política correta para os trabalhadores do campo é a defesa do armamento. Apenas assim eles terão segurança diante dos ataques dos latifundiários. Isso deve vir em conjunto com a luta pela reforma agrária e o fim do latifúndio.