Outro time tradicional do futebol brasileiro está em vias de se tornar SAF. Trata-se da Portuguesa de Desportos, importante clube de futebol da cidade de São Paulo.
A “Lusa” foi fundada em 1920, sendo a junção de cinco importantes agremiações lusitanas de São Paulo. São elas: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense.
O clube é muito tradicional, tendo como estádio o imponente Canindé, onde cabem mais de 20 mil pessoas. Pelo clube, passaram importantes nomes do futebol mundial, como Djalma Santos, bicampeão do mundo e um dos maiores laterais da história do futebol mundial, Roberto Dinamite, Félix, Ricardo Oliveira, Dener, Dida, Zé Roberto entre outros grandes craques. Zagallo, um dos técnicos mais importantes da história do futebol, também já comandou a Portuguesa do banco de reservas.
Tricampeã do campeonato paulista, suas conquistas foram em 1935, 1936 e 1973. Além disso, em 1996, a “Lusa” abrilhantou o futebol brasileiro com uma bela equipe, chegando à final do campeonato brasileiro, em que enfrentou o Grêmio e se consagrou vice-campeã nacional. Outro momento de destaque foi em 2011, quando ganhou a disputadíssima série B do campeonato brasileiro em uma campanha inesquecível.
Após muitos anos se apequenando pela corrupção de seus cartolas, em 2013 foi rebaixada numa situação muito esquisita, envolvendo o tribunal do STJD. Até hoje, esse é um mistério do futebol brasileiro.
Acontece que essa história gloriosa corre o risco de ser comprada por capitalistas, que por meio das SAFs, tratam clubes históricos do futebol mais importante do mundo como mera mercadoria. É uma cilada que visa desmanchar o futebol brasileiro. A razão de ser de um clube de futebol envolve emoção e paixão dos torcedores que o apoiam e sustentam. Nunca o capital.





