A guerra na Faixa de Gaza começou em outubro de 2023. Os sionistas invadiram no fim do mês e desde então as diversas organizações da resistência, lideradas pelo Hamas, lutam contra o exército sionista. Ao norte, o Hesbolá também entrou na guerra em outubro e desde então troca disparos de artilharia. As principais operações da resistência no dia 28 de março foram:
Operações das Brigadas al-Qassam (Hamas):
- Alvejaram um tanque militar Merkava-4 israelense com um foguete Iassin-105, a oeste do bairro de Tal al-Haua, no sul da Cidade de Gaza.
- Alvejaram um tanque militar Merkava-3 israelense com um foguete Iassin-105, a oeste do bairro de Tal al-HaUa, no sul da Cidade de Gaza.
- Alvejaram um tanque militar Merkava-3 israelense e um bulldozer militar D9 com foguetes Iassin-105 e Tandem, na área de Qarara, ao norte da cidade de Khan Iounis, sul da Faixa de Gaza.
- Detonaram uma casa armadilhada que abrigava uma força de infantaria israelense na área de Qarara, ao norte da cidade de Khan Iounis, resultando em baixas.
Operações das Brigadas Al-Quds (Jiade Islâmica Palestina):
- Em uma operação conjunta com as Brigadas al-Qassam, alvejaram aglomerações de soldados israelenses nos arredores do Complexo Médico al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza, com uma saraivada de granadas de morteiro.
- Alvejaram um veículo militar israelense com um foguete Tandem nas proximidades do Complexo Médico Al-Shifa, na Rua al-Thaura, a oeste da Cidade de Gaza.
Operações das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa:
- Alvejaram aglomerações de soldados israelenses e seus veículos militares com granadas de morteiro nas proximidades do Complexo Médico Al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza.
- Alvejaram um veículo militar israelense com lanço foguetes nos arredores do Complexo Médico Al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza.
- Atacaram posições de soldados israelenses e seus veículos militares com granadas de morteiro nos arredores do Complexo Médico Al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza.
Operações das Brigadas Mujaidim (Movimento Mujaidim Palestino):
- Alvejaram aglomerações das forças israelenses nas proximidades do Complexo Médico Al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza, com granadas de morteiro.
- Em uma operação conjunta com as Brigadas Al-Quds, atacaram aglomerações de soldados israelenses e seus veículos militares ao redor do Complexo Médico Al-Shifa, a oeste da Cidade de Gaza, com uma saraivada de granadas de morteiro.
Operações do Hesbolá:
Setor oriental:
- Por volta das 16h25, horário local, o local Al-Samaqa nas colinas libanesas de Kafr Shuba foi alvejado com uma saraivada de mísseis.
- Por volta das 16h35, horário local, o local de Ramtha nas colinas libanesas de Kafr Shuba foi alvejado com uma saraivada de mísseis.
Setor ocidental:
- Por volta das 8h, horário local, os assentamentos “Gorn” e “Shlomi” foram bombardeados com vários foguetes e conchas de artilharia.
- Por volta das 9h20, horário local, a sede do novo Batalhão Liman do exército israelense foi alvejada com conchas de artilharia.
- Por volta das 18h, horário local, os assentamentos “Gorn” e “Shlomi” foram bombardeados com uma salva de foguetes Burkan e Katiusha.
- Por volta das 17h50, horário local, soldados israelenses nas proximidades do local Jal al-Alam foram alvejados com vários mísseis.
- Por volta das 23h35, horário local, soldados israelenses e seus veículos foram alvejados com conchas de artilharia ao entrarem no local Al-Malikiá.



