Na madrugada de terça-feira (26), O Estado de “Israel” e os EUA lançaram um ataque aéreo na região de Deir ez-Zor no leste de Síria. A Agência de Notícias da República Islâmica do Irã (IRNA) relatou que um conselheiro militar do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, organização iraniana, foi assassinado nos ataques.
O conselheiro da Guarda Revolucionária, que estava presente na Síria a convite oficial da República Árabe da Síria, foi identificado como mártir Behrouz Vahedi. Seis cidadãos sírios foram assassinados enquanto outros nove ficaram feridos, incluindo mulheres e crianças.
A operação conjunta israelense norte-americana, apesar de não parecer especial, é algo que não estava acontecendo de forma escancarada. Os EUA bombardearam a Síria algumas vezes desde o início da guerra em Gaza em outubro de 2023. Já os israelenses bombardearam diversas vezes e já assassinaram outros oficiais iranianos.
Cerca de um terço da Síria segue sendo ocupado por norte-americanos, são diversas bases militares localizadas na região mais rica em petróleo do país.