A Autoridade Palestina, governo farsa da Cisjordânia, está cada vez mais se demonstrando como uma ferramenta do Estado de “Israel”. O portal Arab21 divulgou que suas fontes nos EUA afirmam que “os EUA, ‘Israel’ e a Autoridade Palestina [AP] têm posições idênticas em relação a Barghouti e não querem liberá-lo como parte de qualquer acordo de troca de prisioneiros entre o Hamas e a ocupação”.
Maruan Barghouti é um dirigente do Fatá, partido que governo a AP, que está preso desde 2002, atualmente em uma solitária na prisão de Megido. Ele é o líder da ala esquerda do Fatá e é de longe a figura mais popular do Partido.
Segundo a mesma fonte, Mahmoud Abbas, o presidente da AP, teme uma “polarização severa dentro da Fatá se Barghouti for liberto – dada sua popularidade entre os palestinos”. Ou seja, a crise é tão grande dentro de seu partido e sua impopularidade tamanha que ele está contra a libertação de um de seus principais dirigentes.
A popularidade de Barghouti é realmente enorme, as pesquisas eleitorais inclusive indicam que ele venceria as eleições até mesmo competindo com Ismail Hanié, do Hamas. Independente de ser verdade ou não, mostram a sua popularidade dado que as mesmas pesquisas indicam uma popularidade enorme para o Hamas.