Na sexta-feira (22), o Níger reabriu sua fronteira terrestre com a Nigéria. Ela estava fechada desde o golpe nacionalista de julho de 2023. A decisão foi tomada quase um mês após a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ter retirado as sanções contra o Níger.
De acordo com relatos da imprensa que citam a Presidência nigeriana, a Nigéria abriu suas fronteiras aéreas e terrestres com o Níger na semana passada. Uma semana depois, o lado do Níger da fronteira foi reaberto ao meio-dia em Birni Nkonni, conforme relatado por um residente.
A presidência nigeriana afirmou em suas redes sociais: “o presidente Bola Tinubu ordenou a abertura das fronteiras terrestres e aéreas da Nigéria com a República do Níger e o levantamento de outras sanções contra o país com efeito imediato”. Acrescentou que “essa diretriz está em conformidade com as decisões da Autoridade da CEDEAO dos Chefes de Estado e de Governo em sua cúpula extraordinária em 24 de fevereiro de 2024, em Abuja.”
É uma vitória histórica do Níger, pois pouco após o golpe se discutiu a invasão do Níger pela Nigéria. Passados 8 meses, a Nigéria se vê obrigada a aceitar a legitimidade do governo militar do Níger.