Segundo um relatório anual publicado pela Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial, nos últimos três anos, a quantidade de prisões em operações da polícia na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, cresceu 300%. Somente em 2023, essa taxa aumentou 53% quando comparado a 2022, mesmo com uma diminuição de 18% no número de ações feitas pelas forças de repressão.
Na prática, esse aumento em 2023 representa uma média de três pessoas presas em operações das polícias Civil e Militar por dia. Além disso, os dados divulgados dão conta de que 22 pessoas foram assassinadas nas 1.234 ações na Baixada Fluminense.
Cabe ressaltar que o Instituto de Segurança Pública (ISP), responsável por produzir estatísticas sobre as polícias, não divulga dados sobre o número de operações policiais no Rio de Janeiro. Por isso, a Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial coletou os dados utilizados no relatório monitorando as redes sociais oficiais da Polícia Militar do estado e da Polícia Civil, como Twitter e Instagram.