Nessa quinta-feira (7), dezenas de senadores e deputados irlandeses publicaram uma carta endereçada à FIFA e à UEFA exigindo a expulsão da seleção de “Israel” de competições europeias e internacionais em decorrência do genocídio que a ocupação sionista está perpetrando na Faixa de Gaza.
O deputado Duncan Smith protocolou a carta junto com outros 67 deputados:
“Dada a escala do que está acontecendo ao povo de Gaza, e a falta de progresso que tem sido feito no sentido de um cessar-fogo, uma enorme quantidade de DTs [deputados] e Senadores estão à procura de outras formas de exercer pressão sobre Israel para pôr fim ao seu genocídio contra o povo de Gaza”, disse Smith.
Ele também afirmou que uma das formas de pressionar “Israel” avaliadas pelos parlamentares “seria a FIFA e a UEFA imporem sanções à seleção de futebol israelense”. “O meu instinto seria não misturar desporto e política, mas neste caso, dada a escala do que está a acontecer e o escala do sofrimento, sentimos que este é um chamado e um pedido apropriados”, afirmou.
O deputado irlandês ainda reconhece o caráter político do futebol, afirmando que se trata de um “jogo global e tem um enorme poder político e cultural, e é aqui que precisamos ver alguma pressão exercida sobre Israel”.