No dia 22 de fevereiro, dois alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), no Rio de Janeiro, foram baleados por policiais militares que, supostamente, estavam em meio a uma troca de tiros com terceiros.
Segundo testemunhas, os alunos, que haviam acabado de sair da aula, foram atingidos pela mesma bala, que atravessou o corpo de um deles. De acordo com pessoas próximas aos jovens, um deles havia feito uma cirurgia no coração em 2023.
Na última terça-feira (5), um destes jovens, Matheus Cardoso Martins Passos, estudante do técnico subsequente de Administração, morreu no hospital. O Diretório Central dos Estudantes do Cefet (DCE-Cefet/RJ) emitiu uma nota de pesar, exigindo “justiça pela vida de Matheus e de todos os outros estudantes que perderam sua vida em decorrência da violência no nosso estado”.
Segundo o G1, a direção do Cefet/RJ também lamentou o ocorrido:
“A Direção-Geral lamenta profundamente essa fatalidade e, neste momento de perda e dor, transmite os mais sinceros sentimentos de pesar aos familiares, amigos e colegas”, diz nota.