Segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgado na última quinta-feira (29) pelo Ministério da Saúde, desde o início de 2024, o Brasil registrou 1.017.278 casos prováveis de dengue. Até então, 214 mortes pela doença foram confirmadas, com 687 outras em investigação.
Minas Gerais é o estado com o maior número de casos prováveis, com 352.036. Outra unidade federativa que apresenta situação grave é o Distrito Federal, que decretou situação de emergência em saúde pública por conta da doença. >>> Ibaneis culpa o povo por sua própria gestão
Na capital federal, o sistema de saúde, tanto público, quanto privado, está parando de funcionar:
“Fui sábado ao posto de saúde, fiz hemograma e constatei estar com dengue. Fui, então, encaminhado para o Hospital do Paranoá. Fiquei quase cinco horas lá, mas acabei não sendo atendido porque, como praticamente não havia médicos, eles só atendiam quem tinha pulseira vermelha de emergência”, disse Januário da Cruz Silva, de 61 anos, à Agência Brasil.
Nísia Trindade, ministra da Saúde, afirma que o Brasil pode chegar ao dobro de casos de dengue de 2023, quando foram registrados 1.658.816 no ano todo.