Nessa sexta-feira (1º), estão acontecendo as eleições no Irã. O povo iraniano elegerá tanto o parlamento, quanto o Conselho de Líderes. Este, por sua vez, elege o aiatolá, que ocupa o papel equivalente ao presidente no Brasil. O atual líder do Irã, aiatolá Said Ali Khamenei, pediu ao povo que vá para as urnas para que as eleições não sejam acusadas de fraude pelo imperialismo.
As urnas abriram às 8h da manhã, e 61 milhões cidadãos podem votar. É importante destacar que, sendo um país muçulmano, a sexta-feira é o dia de folga dos trabalhadores.
O aiatolá Khamenei foi um dos primeiros a votar. Logo depois, ele se pronunciou: “pedimos ao deus todo-poderoso que faça de hoje um dia feliz para a nação iraniana e que os resultados dos esforços de nosso querido povo e daqueles envolvidos nas várias questões das eleições alcancem os resultados desejados e beneficiem a nação iraniana“.
Ele concluiu: “nossa querida nação deve saber que hoje os olhos de muitas pessoas no mundo, tanto indivíduos quanto políticos e aqueles que ocupam posições nacionais e políticas prestigiosas, estão voltados para o Irã e para vocês“.