Nesta terça-feira (27), o presidente Lula, em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, da RedeTV!, manteve-se firme em sua posição de condenar o genocídio que “Israel” perpetra contra os palestinos da Faixa de Gaza. Ainda, não recuou na comparação que fez entre o sionismo e o nazismo, quando disse recentemente (18/2) que o que “Israel” está fazendo em Gaza é equivalente ao que Hitler fez com os judeus Segunda Guerra:
“Eu diria a mesma coisa. Porque é exatamente o que está acontecendo na Faixa de Gaza. A gente não pode ser hipócrita de achar que uma morte é diferente da outra.”
Durante a entrevista, Lula reiterou a denúncia que havia feito na Etiópia, de que as forças de ocupação israelense se dedicam a atacar a população civil, em especial mulheres e crianças, ataques que não possuem nenhum objetivo militar:
“Você não tem na Faixa de Gaza uma guerra de um Exército altamente preparado contra um Exército altamente preparado. Você tem, na verdade, uma guerra de um Exército altamente preparado contra mulheres e crianças… Quantas pessoas do Hamas já foram apresentadas mortas?”
Em outro momento da entrevista, conforme trechos divulgados pelo portal de notícias UOL, Lula disse que a reação do governo de “Israel”, face à sua declaração em apoio aos palestinos, era algo esperado:
“Eu não esperava que o governo de Israel fosse compreender, eu não esperava, porque eu conheço o cidadão [Netaniahu] historicamente já há algum tempo, eu sei o que ele pensa ideologicamente.”