Faleceu na madrugada desta sexta-feira (23) o companheiro Irapuan Augusto Pedro, de 70 anos, destacado militante do Partido da Causa Operária (PCO), em São Paulo.
Pouquíssimas horas antes, o companheiro esteve participando, juntamente com uma caravana de São Paulo e companheiros do Rio de Janeiro, do ato contra o genocídio e em defesa da luta do povo palestino, no centro da capital carioca, convocado por conta da reunião dos ministros de Relações Exteriores do G20.
Como sempre, mesmo passando há anos por vários problemas de saúde, o companheiro esbanjou disposição, combatividade e bom humor, trajando uma camiseta do Hamas e empunhando faixas e bandeiras em defesa da causa palestina.
Nascido em São Paulo, trabalhava como pesquisador de mercado de opinião e teve atuação no movimento popular e da Saúde. Militou na CUT pela Base, nos primeiro anos de fundação da Central.
Após participar da fundação do PT e militar no partido, na zona Leste, por mais de 20 anos, há oito anos ingressou no PCO em meio à luta contra o golpe de Estado que derrubou a presidenta Dilma Rousseff (2016). Teve atuação destacada nas mobilizações contra a prisão e pela liberdade de Lula e pela vitória de sua candidatura presidencial (2022), quando foi, inclusive, lançado candidato à deputado estadual.
Tinha especial apreço pela revolução cubana – tendo visitado o país de Fidel
recentemente – e por toda a história da luta da classe trabalhadora.
Nos últimos meses, mesmo muitas vezes usando bengala ou mancando, o companheiro sempre esteve presente nas manifestações em defesa do povo palestino.
Era palmeirense fervoroso e muito brincalhão, animando as atividades do Partido, mesmo em meio a debates da maior seriedade.
Irapuan seguirá como um exemplo de dedicação à causa socialista, em um momento de profunda desmoralização de amplos setores da esquerda, para quem tudo serve de pretexto para não se mobilizar e não sair em defesa da classe trabalhadora e dos povos oprimidos.
Segundo sua família, seu velório ocorrerá no sábado (24), no Cemitério da Vila Alpina, das 8h às 12h. Seu sepultamento, que ocorrerá no mesmo dia, será no Cemitério do Carmo, em Itaquera, às 13h.
À companheira Iara, sua filha, e todos os seus familiares, aos militantes que tiveram a oportunidade de militar ao seu lado e amigos, expressamos nossos sentimentos.
Irapuan seguirá presente na luta conosco, sempre!