Na madrugada do dia 19 de fevereiro de 2024, mais de 150 famílias ocuparam terras improdutivas na fazenda São Pedro Pelado, no município de Tamboril, na região do Sertão de Crateús, Ceará.
A ocupação faz parte do cronograma de ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A fazenda em questão já foi notificada pelo INCRA como improdutiva e aguarda desapropriação pelo órgão.
“Estamos retomando essa ocupação que já aconteceu outras vezes e esperamos que dessa vez a gente conquiste e que essa terra passe a ser de quem realmente precisa, quem tá aqui tá querendo trabalhar, ter acesso a terra e condições para viver nela, pra produzir alimentos, garantir moradia e dignidade para quem vive no campo”, relata Gilmara Araújo, acampada.
Na região, diversas famílias vivem na extrema pobreza. Enquanto isso, quilômetros de terras improdutivas ficam servindo apenas para a especulação financeira. Somente a mobilização e a ocupação massiva vai pressionar o Estado para desapropriar e criar condições para os assentados terem suas próprias terras.