Os Estados Unidos da América desenvolveram, ao longo do tempo, uma gama de práticas desleais contra outros países para proteger seu poder sobre o globo. Sanções, limitações, boicotes, e mesmo guerras estão no rol de medidas para estrangular uma determinada economia.
O controle sobre o dólar, sua circulação e manipulação de valor, é uma das medidas que os EUA tomam para controlar a movimentação econômica dos países do mundo inteiro, mas essa e outras medidas não estão funcionando contra o Irã.
Consta do The Cradle que o Irã conseguiu “transportar 2,8 mil milhões de dólares em petróleo para clientes em 2023, utilizando o seguro de uma empresa sediada nos EUA”, mesmo com a sanção imposta pelos norte-americanos contra o Irã no que tange a venda de seu petróleo. E isso se deu debaixo do nariz dos ianques, sendo utilizada documentação obtida no American Club, que tem sede em Nova York.
O governo norte-americano poderia ter impedido a circulação e venda do petróleo iraniano, mas não conseguiu, sendo informado que quase 30 navios-tanque fizeram aproximadamente 60 viagens durante o ano de 2023 transportando petróleo iraniano.
Daniel Tadros, responsável por este American Club, afirmou que “é impossível sabermos diariamente exatamente o que cada navio está fazendo, para onde vai, o que transporta, quem são os seus proprietários (…) imagino que os governos têm muito mais capacidade, mão de obra e recursos para fazer isso.”
Já o governo norte-americano, por meio de um porta-voz, afirmou que “o Tesouro continua focado em atingir as fontes de financiamento ilícito do Irã. Incluindo a exposição de redes de evasão e a interrupção de bilhões de dólares em receitas”, mas, de toda sorte, é relativamente previsível que o Irã consiga se livrar das imposições dos norte-americanos para continuarem comercializando seu petróleo.
Maggie Hassan, uma democrata de New Hampshire, disse, conforme a matéria, que “os Estados Unidos devem usar todas as ferramentas à sua disposição para identificar, deter e sancionar estes maus atores (…) essas novas revelações destacam o que está em jogo.”
O fato é que o imperialismo não conseguirá controlar o mundo inteiro por muito tempo. E o que está acontecendo na Ucrânia, África e, especialmente, na Palestina, revela a fraqueza dos outrora donos do mundo.
O que o Irã está fazendo com seu petróleo deve estar sendo copiado por inúmeras nações oprimidas pelo imperialismo, que buscam sobreviver diante da ditadura imposta pelo capitalismo internacional. De toda forma, a boa notícia é que este fato revela que o imperialismo está perdendo o controle da economia mundial com certa rapidez, o que irá ajudar muito na independência e no desenvolvimento da revolução em todos os países.