Francisco Manuel da Silva nasceu no dia 21 de fevereiro de 1795 e faleceu no dia 18 de dezembro de 1865. Foi um compositor, regente e educador brasileiro, eternizado por compor o Hino Nacional Brasileiro.
Francisco Manuel da Silva teve boa formação musical. Quando era criança, ingressou no curso público de música ministrado por José Maurício Nunes Garcia, no Rio de Janeiro.
Então, a partir de 1811, teve aulas de violino com Manuel Joaquim Correia dos Santos por ordem do Príncipe-Regente Dom João e com recomendação de Marcos Portugal.
Demonstrando ainda mais que teve acesso a um ensino de altíssima qualidade, foi aluno de composição de Sigismund von Neukomm, compositor e pianista austríaco que visitou o Brasil de 1816 a 1821.
Manuel da Silva foi um músico bem-sucedido, trabalhou em diversos lugares ligados à Coroa de Dom Pedro I, a orquestra da Capela Real e até mesmo da coroação de Dom Pedro II.
Depois disso, participou da Sociedade Filarmônica, uma agremiação composta por músicos amadores e profissionais. Então, criou o Conservatório de Música (atual Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro), inaugurado em 1848, o primeiro da América do Sul, do qual Silva foi co-fundador, diretor e professor.
O músico brasileiro também teve diversas composições litúrgicas, composições que fazem parte da história do Brasil Império. Foi dignitário das insígnias de Oficial da Ordem da Rosa e Cavaleiro da Ordem de Cristo, além de ser o patrono da cadeira de número sete da Academia Brasileira de Música.