Na quinta-feira (15), o emir do Cuaite, país árabe localizado no golfe pérsico, Mishal al-Ahmad al-Jaber al-Sabá, decretou a dissolução do parlamento do país devido a uma crise entre o poder legislativo e po poder executivo. A imprensa estatal Kuwait News Agency o decreto do emir: “com base na proposta do primeiro-ministro e após aprovação pelo Conselho de Ministros, decidimos dissolver a Assembleia Nacional”.
A crise política aconteceu na quarta-feira (14) quando ministros boicotaram uma sessão parlamentar em protesto contra um discurso do parlamentar Abdul Carim al-Candari. Em seu discurso, ele criticou a fraqueza dos líderes árabes em apoiar a Palestina. O KUNA por sua vez, afirma que a dissolução do parlamento também pode estar relacionada a uma auditoria das despesas do gabinete do emir, iniciada por um dos parlamentares em novembro.
É a primeira crise institucional nas monarquias do Oriente Médio, algo que pode acontecer em países de muito maior importância como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.