No próximo sábado (11), começa oficialmente o Carnaval, embora, como é tradicional, a folia já tenha começado há mais de uma semana. Há alguns anos, o Partido da Causa Operária (PCO) e o Grupo por uma arte Revolucionária e Independente (GARI) organizam atividades próprias e participam de atividades com grupos parceiros.
A participação no Carnaval tem uma importância política fundamental. É um momento em que a população sai às ruas e se manifesta espontaneamente. É tradicional, também, os protestos políticos no Carnaval.
Por isso, há um esforço da direita para esmagar a espontaneidade do Carnaval, controlar, reprimir e até mesmo acabar com a festa. O governador da Bahia, do PT, por exemplo, não teve vergonha de proibir a perigosa pistola de água no Carnaval. O pretexto, como sempre, é o “machismo”, a “homofobia”, o “racismo”. Essa é a justificativa para a repressão do povo.
A esquerda identitária colabora com o clima repressivo com suas teses absurdas de censura do povo. Querem patrulhar o que se veste, o que se canta, tudo!
Além da importância política, há a importância cultural propriamente. Um partido revolucionário deve participar das manifestações culturais do povo.
Para quem quiser participar das atividades de Carnaval, os militantes do PCO estão organizando o baile de Carnaval no Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP), na rua Conselheiro Crispiniano, 73, em São Paulo, no sábado (10). O baile será à fantasia e contará com uma seleção de músicas especiais feitas pela banda Revolução Permanente. O baile começa às 16h, logo após a Análise Política da Semana, que acontecerá no mesmo local a partir das 13h.
Veja outras atividades de Carnaval em São Paulo e no Rio de Janeiro:
- Sábado 10/2
- 13h: Análise Política da Semana no CCBP-SP
- 16h: Baile à fantasia do CCPB-SP, com banda Revolução Permanente especial de Carnaval
- 21h: Participação no desfile da Escola de Samba Em Cima da Hora Paulistana na Vila Matilde
- Domingo 11/2, 12h: Participação no Bloco Jardim dos Álamos, em Parelheiros (rua Henrique Roschel Christi, 646), em defesa da Palestina com a Bateria Zumbi dos Palmares
- Terça-feira, 13/2, Bloco do PCO na Lapa, no Rio de Janeiro
- Sexta-feira, 16/2, desfile da Unidos do Jacarezinho no Rio de Janeiro (companheiros de São Paulo que tenham interesse em participar, entrar em contato com o companheiro Henrique Áreas 11 951060007)




