Nessa quinta-feira (25), o Irã e a Turquia assinaram 10 documentos de cooperação durante a visita do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, a Ancara, capital turca. Os acordos dizem respeito a vários setores, como cultura, imprensa e comunicação, transporte ferroviário e aéreo, eletricidade, energia, economia e zonas comerciais livres.
Durante uma coletiva de imprensa que contou com a participação dos dois chefes do Executivo, Raisi destacou a determinação de ambos os governos em promover uma melhora nas relações em vários setores, principalmente no que diz respeito ao domínio comercial e econômico.
“Acreditamos que os dois países, com as suas capacidades muito elevadas, podem dar passos importantes no caminho do desenvolvimento e dar um salto nas relações e, neste sentido, em uma primeira fase, pretende-se aumentar a cooperação comercial e econômica para US$30 bilhões [R$147 bilhões], que com os esforços dos líderes econômicos e ativistas dos dois países, é completamente possível de ser alcançado”, disse Raisi.
Um dos grandes destaques do encontro foi a discussão que ambos os presidentes tiveram acerca do genocídio que “Israel” está cometendo na Faixa de Gaza. Eles declararam que seus países “concordam em apoiar a Palestina, a resistência islâmica, a concretização dos direitos do povo palestino, o fim da ocupação de 75 anos e acreditam que a continuação do crime não legitimará nem trará propriedade”.
Erdogan, por sua vez, afirmou que a Turquia está considerando abrir novas passagens de fronteira com o Irã.
“A questão da abertura de novos portões fronteiriços com o Irã também está na nossa agenda. Os esforços para estabelecer centros comerciais nas áreas fronteiriças para aumentar o desenvolvimento econômico das nossas províncias fronteiriças continuam”, afirmou o presidente turco.