O Conselho da União Europeia, nessa sexta-feira (19), emitiu novas sanções contra o Hamas e a Jiade Islâmica, incluindo várias pessoas ligadas aos grupos em uma lista que impõe o congelamento de seu dinheiro. Os nomes listados também estão impedidos de viajar para qualquer país que faça parte da União Europeia.
A primeira lista de pessoas sancionadas inclui uma série de supostos financiadores da resistência palestina: Abdelbasit Hamza Elhassan Mohamed Khair e Nabil Chouman, seu filho, ambos do Sudão; Rida Ali Khamis, descrito como financiador sênior do Hamas; Musa Dudin; e Aiman Ahmad Al Duwaik, suposto financiador com sede na Argélia. As informações são do comunicado do próprio conselho europeu.
“O novo quadro de sanções será aplicado até 19 de janeiro de 2025. Ele será mantido sob revisão constante e renovado ou alterado conforme apropriado”, acrescentou o comunicado.
O anúncio demonstra que as denúncias da União Europeia em relação ao genocídio que “Israel” está causando na Palestina são puramente demagógicas. Na prática, a organização serve para apoiar o Estado sionista, apoiando as principais forças que estão defendendo o povo palestino na Faixa de Gaza.