O Zona do Agrião, programa da Causa Operária TV que traz as análises das últimas notícias do mundo da bola através da perspectiva marxista e principalmente valorizando o melhor futebol do mundo, que é o brasileiro, foi ao ar mais uma vez nesta segunda-feira, dia 15 de janeiro. O tema principal, como não poderia deixar de ser, foram os primeiros passos de Dorival Jr. na nossa seleção. Porém, antes de abordar o tema, nossos companheiros comentaram sobre dois jogos, um deles na Ásia e outro na África, que se relacionam com a questão palestina.
O primeiro foi Egito e Moçambique, onde a torcida egípcia exibiu diversas bandeiras palestinas, mostrando seu apoio a esse povo que sofre e resiste bravamente contra o genocídio em curso pelas mãos dos sionistas.
Por mais que tentassem evitar comentar a questão, não houve como esconder a ação dos torcedores egípcios na transmissão do jogo, algo que mostra a importância do futebol como manifestação popular em relação a questões políticas.
Pela Copa da Ásia, aconteceu o jogo entre Irã e Palestina. Apesar da vitória dos iranianos, sua torcida também exibiu diversas bandeiras palestinas, demonstrando o apoio do povo iraniano aos palestinos.
A seleção palestina somente pela presença em um jogo oficial, já demonstra uma grande força, afinal, como foi ressaltado pelos companheiros, a dificuldade para atuar é muito grande, não havendo a possibilidade de se treinar e jogar em território palestino.
O que também foi ressaltado foi o fato de que “Israel” não disputa as eliminatórias na Ásia, mas sim na Europa, o que demonstra o que de fato os sionistas são. “O povo mais democrático não consegue jogar no próprio continente”, ironizou o companheiro Tiago.
O destaque ficou para Dorival e sua coletiva assumindo a seleção brasileira. Depois de toda a campanha para a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti, a CBF acabou com técnicos brasileiros, primeiro Fernando Diniz, e agora Dorival Jr.
“Para manobrar um pouco a pressão que estes jornalistas abutres, pró imperialistas da imprensa brasileira estavam fazendo a favor de um técnico estrangeiro, eles anunciaram o Ancelotti… um dos primeiros que anunciaram o nome do Ancelotti foi o Casagrande, que é um porta-voz da imprensa imperialista no Brasil, no que diz respeito ao futebol… parecia um golpe e era um golpe mesmo”, pontuou o companheiro Henrique, mostrando a contradição entre a imprensa brasileira e a própria CBF.
Dorival chega à seleção como um técnico que vem para ficar, mostrando interesse em estar lá, e declarou que sua primeira convocação é a do torcedor. Algo muito importante, afinal: “Existe toda uma campanha para afastar a torcida, para afastar a população brasileira, finalmente nós somos o país do futebol e o povo brasileiro tem essa identificação com a seleção”, comentou Tiago.
Sobre Neymar, tema sempre polêmico, Dorival elogiou o jogador e demonstrou que a seleção contará com sua presença. Algo que foi criticado também pela imprensa capitalista, que prefere negar o talento e difamar nosso melhor jogador.
Para conferir na íntegra o programa Zona do Agrião, acesse: