De acordo com o vice-chefe do Banco Central do Irã (CBI), Mohsen Karimi, Irã e a Rússia mudaram oficialmente do sistema de compensação financeira SWIFT para um mecanismo de transferência interbancária direta. O anúncio da medida foi feito no último domingo, dia 7 de janeiro, na televisão estatal iraniana.
Agora, as empresas de ambos os países podem fazer transações em suas respectivas moedas nacionais em vez de usar o dólar ou o euro.
“Ligamos as redes de correspondência financeira dos dois países,” ele explicou.
“Isso significa que os bancos de nossos dois países não precisam mais da Suíça para se comunicar uns com os outros e os bancos comerciais de ambos os países podem estabelecer relações de corretagem entre si. O exportador [Iraniano] agora pode cobrar do lado russo em rials e receber dinheiro deles através de bancos russos no Irã,” Karimi acrescentou, observando que o sistema também permite pagamentos em rublos russos.
Estabelecido na Bélgica, o SWIFT é um sistema de transações bancárias de alta segurança que permite transferências financeiras em todo o mundo. A maioria das transações globais ainda é realizada via SWIFT, mas os principais bancos russos foram suspensos da rede após o início da operação militar especial na Ucrânia.
Com as sanções, a Rússia foi obrigada a promover ativamente seu sistema de pagamento doméstico, o SPFS, introduzido pela primeira vez quando os Estados Unidos sancionaram o país em 2014. No primeiro semestre do ano passado, o sistema já contava com 514 participantes, incluindo 131 entidades estrangeiras de 15 nações.
O Irã também é alvo de sanções por parte do imperialismo. Com o acirramento dos conflitos no Oriente Médio, é provável que os ataques sobre o país persa aumentem.
Rússia e Irá anunciaram pela primeira vez seus planos para formar sistemas financeiros alternativos em 2022. Durante uma reunião entre os chefes de seus bancos centrais no final do mês passado, Teerã e Moscou assinaram um acordo que formalizou esse objetivo.





