Humberto Teixeira, nasceu em 5 de janeiro de 1915, além de compositor e parceiro de Luiz Gonzaga também foi advogado e político.
É conhecido, pois faz uma das músicas mais lindas do cancioneiro popular que é a melodia Asa Branca em parceria com Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Foi fundador e Presidente da Academia Brasileira de Música Popular. Sua trajetória na música e nas artes começa cedo. Aos seis anos, aprendeu a tocar musette versão francesa da gaita de foles, aprendeu também flauta e bandolim. O seu tio, Lafaiete Teixeira, foi um grande incentivador, era maestro e tocava vários instrumentos.
Aos 15 anos foi para o Rio de Janeiro onde já aos 18 anos, em 1934, foi premiado com a música Meu Pecadinho em num concurso de música carnavalesca.
O encontro com Luiz Gonzaga aconteceu em 1945 e foi maravilhoso, com isso, surgiu a intenção de enaltecer o ritmo nordestino com diversas canções.
Em 1947, a dupla fez seu maior sucesso, “Asa Branca”, o Baião tornou-se um sucesso nacional e internacional.
Depois fez músicas com outros cantores renomados da época, como Dalva de Oliveira e Sivuca.
Depois foi para a política, elegeu-se deputado por três vezes consecutivos, porém a música sempre presente em sua vida.
Humberto Teixeira morreu aos 64 anos, no dia 3 de outubro de 1979, de enfarte de miocárdio, em São Conrado, no Rio de Janeiro.